Modos de Backup

Backup faz parte da estratégia de qualquer plataforma digital, seja ela um blog ou ecommerce. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer com os seus dados: se eles estiverem a salvo, ainda é possível recriar todo o ambiente. Caso contrário, diga adeus a todo o tempo (e recursos) investido no uso do seu sistema.

Pensando nisso, há algumas opções que podem ser usadas. Entre as mais simples e poderosas está o Backup de Sites. Como o próprio nome diz, o Backup de Sites é um serviço da Locaweb destinado a qualquer site ou aplicativo web: você não precisa ter uma hospedagem ou cloud da Locaweb para fazer uso dele.

O modelo é simples: o número de restores, snapshots e sites é ilimitado e você paga apenas pelo espaço utilizado (o plano inicial dá direito a 20 GBs de dados por apenas R$ 8,91 mensais). Além disso ele automatiza toda a rotina de execução e administração dos backups, garantindo a continuidade dos mesmos.

No momento, o produto suporta apenas bancos de dados MySQL e MariaDB. Versões para outras bases de dados devem chegar em breve (fique ligado!). Além dos dados em banco de dados, é possível também armazenar outros arquivos como imagens, PDFs ou XMLs por exemplo.

Preparando o Jelastic

O segredo para efetuar o backup no Jelastic é atribuir um IP público para os nós onde será necessário efetuar um backup. Isso é possível através do botão Endereço IPv4 Público na tela de Topologia do seu ambiente de cloud. Na tela abaixo, exemplificamos esse processo em um nó com MariaDB 10.0.17.

IP público no painel do Jelastic

Além disso, faremos a instalação do Add-on de FTP no nó da aplicação para podermos copiar as imagens do blog utilizado como exemplo. Fique tranquilo, pois um IP Público é atribuído automaticamente ao nó onde o agente do FTP será instalado. Os dados de acesso ao FTP serão enviados para o email da conta do Jelastic.

Configuração do Backup de Sites

  1. Uma vez concluída a preparação do ambiente de cloud, é hora de efetuarmos a configuração no painel do Backup de Sites. Para isso, basta clicar no botão Configurar site no Dashboard e preencher os campos com domínio e a descrição do seu site.

    Dados do site

  2. O segundo passo é inserir os dados do site: escolha a opção Banco de dados MySQL e na sequência, preencha os campos de Host, Nome do banco de dados, Usuário, Senha e Porta.

    Ao contrário do que está exemplificado abaixo, sugiro que você crie um usuário específico para o backup, com acesso somente aos bancos de interesse e permissões suficientes apenas para backup e restore. Dessa forma fica mais fácil diagnosticar e minimizar eventuais danos no caso de um vazamento de senha, por exemplo.

    Configurações dos dados do Host de BD

  3. O terceiro passo é definir a frequência (diária, semanal ou mensal) e o período em que será realizado o backup. Além disso é possível definir a quantidade de snapshots que armazenaremos. A própria plataforma se encarregará de apagar as imagens mais antigas, de forma que você não ultrapasse a quantidade definida e, em consequência, o limite de armazenamento.

    Frequência das rotinas de backup

Ao término da etapa, clique no botão Configurar site e pronto! Isto é tudo que precisa ser feito para configurar seu primeiro site na plataforma.

Configuração do FTP

Caso você tenha a necessidade de salvar arquivos e pastas específicas, poderá fazê-las através do bom e velho FTP. A configuração é basicamente a mesma dos passos anteriores, com a diferença de que você deve iniciar escolhendo o site configurado anteriormente e clicar no botão Adicionar para criar uma nova origem no mesmo site.

Adicionar origem

Dessa vez você deve escolher a opção FTP na caixa de diálogo, inserindo os dados de Host, Usuário, Senha, Porta e Caminho do diretório de backup e logo em seguida, a rotina, da mesma forma como foi feito na etapa do banco de dados MySQL. A imagem abaixo exibe os dados de conexão com o servidor FTP:

Dados de conexão com FTP

Depois de finalizado o processo, é possível ver a lista das origens criadas e até mesmo executar um backup manual, bastando clicar no botão Executar Backup para isso.

Conclusão

Como podemos ver, o Backup de Sites é uma ferramenta bastante simples e objetiva para efetuar o backup de seus sites e sistemas web, podendo ser utilizado com todo tipo de fornecedor e aplicação, pois utiliza estratégias padrão em quase qualquer aplicação.

Com ele você garante a segurança dos seus dados e de seus clientes de forma automatizada e com baixo custo, pois a plataforma avisa caso algo não saia conforme o planejado. Tudo isso com um custo baixo, facilidade de utilização e planos que podem alcançar até 1 TB de armazenamento.

Faça o teste e conte para a gente as suas impressões. Temos certeza que você irá dormir mais tranquilo sabendo que seus dados estão seguros.