O mundo não será mais o mesmo depois de Eduard Snowden revelou o PRISM, programa de espionagem digital do governo dos EUA. Nem mesmos George Orwell em seus sonhos mais loucos pode imaginar algo parecido. Trouxemos uma lista de programas de código aberto para você preservar a sua privacidade sem compartilhar seus dados com a NSA.

Open Source Globe

Iridium Secure Browser

O Iridium é um fork do Chromium (no qual o Google Chrome se baseia) mas com foco na segurança e privacidade. Embora o site não deixe claro quais as diferenças em relação ao projeto original, trata-se de uma iniciativa alemã que, conta inclusive, com o patrocínio de algumas empresas do país.
https://iridiumbrowser.de

Bitmessage

O Bitmessage é um mensageiro P2P baseado na tecnologia da cadeia de blocos (blockchain) do Bitcoin. Diferentemente deste último, as mensagens são armazenadas por apenas 2 dias. Com ele é possível trocar mensagens de forma criptografada e completamente anônima.
https://bitmessage.org

Tails

Trata-se de uma distribuição Linux para ser executada de forma "live" diretamente de um pendrive, sem deixar rastros em qualquer computador. Todo o conteúdo fica criptografado no próprio pendrive. Além disso ele já trás diversas ferramentas como o TOR, OTR e HTTPS everywhere para tornar sua navegação e comunicação na web a mais segura e anônima possível.
https://tails.boum.org

Pixelated

O Pixelated é um projeto brasileiro criado dentro da Thoughtworks como uma solução de webmail que você pode instalar em um servidor próprio e que torna mais fácil a utilização e adoção de ferramentas de criptografia como o PGP.
https://pixelated-project.org

Texto originalmente publicado na Revista iMasters #16