Software livre e aberto

O Electron é uma plataforma criada pelo Github para servir de "base" para a IDE de código aberto desenvolvida pela empresa, o Atom. Originalmente chamada de Atom Shell, ela mudou de nome e foi disponibilizada sob a licença MIT para qualquer um que deseje fazer uma aplicação desktop com HTML, CSS e JavaScript. Todas as aplicações desta edição fazem uso do Electron.
http://electron.atom.io

Rocket Chat

Você provavelmente já deve ter ouvido falar, ou mesmo utilizado o Slack, a plataforma de chat que invadiu de assalto o mundo da Internet. O Rocket Chat é um substituto open source do Slack, cujo cliente desktop é feito com o Electron, assim como o próprio cliente desktop do Slack.
https://rocket.chat

Kitematic

Trata-se de uma interface de usuário para o Docker, de forma que você possa ter total controle de seus contêineres através de uma interface gráfica simples e intuitiva. O Kitematic oferece ainda funções exclusivas como mapeamento automático de portas e, apesar de estar sob a licença Apache 2.0, está disponível no momento apenas para Mac e Windows.
https://kitematic.com

N1 Email Client

Se você sempre gostou da interface gráfica do Mail, o aplicativo de email padrão do Mac OS, e desejou poder utilizá-lo em outros sistemas operacionais, vai adorar o N1. Ao contrário do Mail ele está disponível também para Windows e Linux, além do Mac OS. Para poder sincronizar com os diversos protocolos de email, é preciso acessar via API, o Nylas Sync Engine, uma aplicação open source escrita em Python pelos mesmos autores do N1.
https://github.com/nylas/N1

Rodeo

O Rodeo é uma IDE voltada especificamente para Data Science com suporte nativo a Python e que inclui funcionalidades como autocomplete, syntax highlight e IPython nativamente. Além disso, é possível ter acesso fácil a arquivos, plotagens e outputs de dados que aparecem diretamente no aplicativo através de abas e consoles integrados à ferramenta. O Rodeo está disponível sob a licença GNU Affero.
https://github.com/yhat/rodeo

Texto originalmente publicado na Revista iMasters #17