Dicas de projetos Open Source #6
Unhosted apps são aplicativos web que não enviam seus dados de volta para um servidor remoto. O processamento se dá todo no lado do cliente e o objetivo é "libertar o usuário do monopólio das plataformas web 2.0". Os dados por sua vez, ou ficam armazenados no próprio navegador ou são armazenados em um serviço de posse do usuário. Saiba mais em http://unhosted.org
gHost
Segundo o autor, trata-se de um experimento em HTML5, CSS3 e jQuery que utiliza WebRTC e remoteStorage para respectivamente, capturar o fluxo da webcam sem o uso de plugins e hospedar as imagens tiradas.
https://ghost.5apps.com/
Cloudwall.me
Trata-se de um "sistema operacional" para aplicações web sem backend. Uma vez aberto a partir de arquivos estáticos, as aplicações e documentos não precisam mais de conexão e podem ser utilizadas offline. É possível ainda sincronizar o armazenamento interno de diferentes instâncias através de um CouchDB externo.
http://cloudwall.me
Dogfeed
Você foi um dos usuários que chorou quando o Google descontinuou o Reader? Agora é possível ler todos os seus feeds RSS com total privacidade, e ainda sincronizar com um storage remoto.
https://dogfeed.5apps.com
svg-edit
Como o próprio nome sugere, trata-se de um editor de arquivos vetoriais. Apesar de simples, é possível criar, abrir, editar e salvar arquivos em SVG e ainda exportar os desenhos para PNG, direto do navegador.
https://svg-edit.5apps.com
Strut
Que tal ter sua própria versão do PowerPoint, mas feito em HTML5? O projeto é na verdade uma interface gráfica para criação de conteúdo através do impress.js e bespoke.js, duas bibliotecas JavaScript utilizadas pelo Strut. Além de interessante, torna brincadeira de criança disponibilizar os slides da sua palestra na rede.
Texto publicado originalmente na Revista iMasters #18