Arte da Revista

Chocolatey Nuget

Chocolatey é um gerenciador de pacotes, semelhante ao apt-get, porém para Windows. Com ele é possível instalar facilmente, a partir da linha de comando, uma infinidade de aplicativos open source como o Vim, Arduino IDE, Nodejs, Ruby, etc. Além disso, estão disponíveis também freewares para Windows, como o editor de texto hipster, Sublime Text, e versões para uso pessoal (limitadas) de aplicativos da Microsoft, como o Visual Studio e SQL Server. Se você está acostumado ao workflow do Linux, mas encontra-se forçado a usar uma máquina Windows, vai gostar bastante desse programa.
https://chocolatey.org

Omeka

Omeka é um CMS (Content Manager System) desenvolvido com instituições acadêmicas, museus, arquivos e galerias em mente. Com ele é possível armazenar e disponibilizar qualquer tipo de conteúdo (áudio, imagem, vídeo, etc.) de uma forma rica e flexível. Por seguir o padrão Dublin Core, ele suporta uma grande quantidade de conteúdo, que pode ser facilmente encontrado e recuperado por ferramentas automatizadas de indexação.
http://omeka.org/

Ack-grep

O ack-grep é uma ferramenta de linha de comando semelhante ao grep, porém com foco em programadores. Ao contrário do grep, ela não busca um termo de pesquisa em todos os arquivos de texto. Ao utilizá-la, é possível rastrear todas as subpastas em uma árvore de código; contudo, serão ignorados, por exemplo, todos os arquivos em pastas .git, .svn e qualquer coisa que não seja código fonte. O ack-grep já está disponível nos repositórios de todas as principais distribuições Linux, porém mais informações podem ser encontradas no site do projeto: http://beyondgrep.com/

Koala

Less, Sass, Compass e CoffeeScript são alguns dos pré-processadores que tem dado vida nova a antigas ferramentas de frontend, como JavaScript e CSS. Se você é do tipo que não gosta de utilizar Grunt porque trata-se de uma ferramenta de linha de comando (não deveria!), pode tentar usar o Koala para compilar os seus códigos em uma GUI. O interessante do Koala é que ele é um aplicativo web multiplataforma para desktop feito com node-webkit.
http://koala-app.com/

Linux Dash

O Linux Dash é um programa que permite monitorar seus servidores Linux, fornecendo dados importantes como utilização de CPU, consumo de memória RAM, processos em execução, espaço em disco, rede, etc. Ao contrário de outros programas do tipo, a instalação é ultrasimplificada: basta clonar o repositório git do software (ou descompactar o pacote zip) na raiz do servidor web e pronto! A única dependência é ter o PHP instalado. Não há necessidade de módulos extras. Outra vantagem é que, por ter uma interface responsiva, o Linux Dash dispensa a instalação de um app dedicado no seu celular, para que você tenha acesso a esses dados. A restrição de acesso deve ser feita via .htaccess ou outro mecanismo do tipo.
http://www.linuxdash.com

Texto publicado originalmente na Revista iMasters #13